Histórico - XIII Congresso de Direito UFSC

Histórico

A primeira edição do Congresso de Direito, realizada em 2004, recebeu pouco mais de 600 pessoas no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A palestra de abertura foi proferida pelo Dr. Roberto Antônio Busato, à época, Presidente Nacional da OAB. Dentre outros convidados ilustres, destacou-se também a presença do Ministro Paulo Gallotti, presidente da Sexta Turma do STJ, na ocasião.

Em 2007, o segundo Congresso reuniu aproximadamente 400 participantes e juristas, como o Dr. Luiz Guilherme Marinoni, em uma edição comemorativa dos 75 anos da Faculdade de Direito de Santa Catarina.

Um ano depois, realizou-se no Centro de Convenções, o III Congresso de Direito da UFSC, contando com nomes insignes, a exemplo do Dr. Ovídio Baptista.

A quarta edição do evento superou todas as anteriores. Realizado em Abril de 2009, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, contou com mais de 800 inscritos, destacando-se pelas inovações, como o Ciclo de Carreiras Jurídicas.

O quinto Congresso, no ano seguinte, reuniu, por sua vez, mais de 1.000 acadêmicos e juristas, e consagrou em seu programa palestrantes como Aury Lopes Jr., Luiz Rodrigues Wambier e Petrônio Calmon.

A edição de 2011 seguiu na esteira das anteriores. Atingindo cada vez mais estudantes e profissionais do Direito de todo o país, somou 1.500 participantes, apresentando como destaque a renomada jurista Maria Berenice Dias.

No ano de 2012, realizou-se a sétima edição do evento, integrando as comemorações em homenagem ao aniversário de 80 anos da Faculdade de Direito da UFSC e do Centro Acadêmico XI de Fevereiro. Nessa data especial, marcaram presença Fredie Didier Jr e Aury Lopes Jr, além do Ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça.

A oitava edição do Congresso, em 2013, contou com cerca de 2.000 inscritos e, na esteira do ano anterior, teve inscrições e certificados de participação totalmente gratuitos. Dentre os principais juristas participantes, destaca-se Teresa Arruda Alvim Wambier, Cristiano Chaves de Farias, Paolo Palchetti (Macerata, Itália) e Maria Sylvia de Pietro, além de uma Aula Magna com o atual ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso.

E no ano de 2014, o IX Congresso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina honrou seu histórico e deu continuidade à crescente qualidade da linha de eventos. Totalmente gratuito, inovou, mais uma vez, seu porte e seus padrões de qualidade, garantindo aos estudantes e profissionais de Direito de Santa Catarina e Região Sul do Brasil a experiência acadêmica única de participar de um dos maiores encontros jurídicos do país, em um mega-evento que possibilitou conhecer alguns dos mais ilustres juristas nacionais e presenciar ao vivo suas mais notórias lições e ensinamentos.

A décima edição bateu recorde em todos os aspectos do evento: mais de 3.500 inscritos, mais de 100 trabalhos apresentados na mostra de pesquisa e mais de 2.500 certificados emitidos. O X Congresso continuou com a tradição de trazer renomados juristas para palestrar e difundir conhecimento como Miguel Reale Jr., Francisco Rezek, Eduardo Talamini, Nelson Rosenvald, Fredie Didier Jr e Cezar Bittencourt.

A décima primeira edição do Congresso Direito UFSC consagrou o evento como o maior congresso gratuito de direito do Brasil, reunindo mais de 3700 inscritos de todo o País. Na última mostra de pesquisa, foram mais de 70 trabalhos apresentados por graduandos e pós-graduandos de Roraima ao Rio Grande do Sul. Foram palestrantes do décimo primeiro congresso célebres nomes como Teresa Wambier, Carlos Roberto Gonçalves, Araken de Assis, Aury Lopes Jr, e Pierpaolo Bottini.

A décima segunda edição do Congresso Direito UFSC mais uma vez quebrou os recordes do evento: foram mais de 4.000 inscritos para assistir às 18 palestras que abordaram diversas temáticas jurídicas, apresentadas por nomes como Fernando Noronha, Eugênio Pacelli de Oliveira, Luiz Rodrigues Wambier, Ela Wiecko, Guilherme de Souza Nucci, Francisco Müssnich e Nelson Rosenvald e o encerramento com a Ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. Foi incluída no evento a Mostra de Pesquisa, que contou com mais de 100 trabalhos submetidos à organização em 2017.