Histórico - XII Congresso de Direito UFSC

Histórico

A primeira edição do Congresso de Direito, realizada em 2004, recebeu pouco mais de 600 pessoas no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A palestra de abertura foi proferida pelo Dr. Roberto Antônio Busato, à época, Presidente Nacional da OAB. Dentre outros convidados ilustres, destacou-se também a presença do Ministro Paulo Gallotti, presidente da Sexta Turma do STJ, na ocasião.

Em 2007, o segundo Congresso reuniu aproximadamente 400 participantes e juristas, como o Dr. Luiz Guilherme Marinoni, em uma edição comemorativa dos 75 anos da Faculdade de Direito de Santa Catarina.

Um ano depois, realizou-se no Centro de Convenções, o III Congresso de Direito da UFSC, contando com nomes insignes, a exemplo do Dr. Ovídio Baptista.

A quarta edição do evento superou todas as anteriores. Realizado em Abril de 2009, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, contou com mais de 800 inscritos, destacando-se pelas inovações, como o Ciclo de Carreiras Jurídicas.

O quinto Congresso, no ano seguinte, reuniu, por sua vez, mais de 1.000 acadêmicos e juristas, e consagrou em seu programa palestrantes como Aury Lopes Jr., Luiz Rodrigues Wambier e Petrônio Calmon.

A edição de 2011 seguiu na esteira das anteriores. Atingindo cada vez mais estudantes e profissionais do Direito de todo o país, somou 1.500 participantes, apresentando como destaque a renomada jurista Maria Berenice Dias.

No ano de 2012, realizou-se a sétima edição do evento, integrando as comemorações em homenagem ao aniversário de 80 anos da Faculdade de Direito da UFSC e do Centro Acadêmico XI de Fevereiro. Nessa data especial, marcaram presença Fredie Didier Jr e Aury Lopes Jr, além do Ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça.

A oitava edição do Congresso, em 2013, contou com cerca de 2.000 inscritos e, na esteira do ano anterior, teve inscrições e certificados de participação totalmente gratuitos. Dentre os principais juristas participantes, destaca-se Teresa Arruda Alvim Wambier, Cristiano Chaves de Farias, Paolo Palchetti (Macerata, Itália) e Maria Sylvia de Pietro, além de uma Aula Magna com o atual ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso.

E no ano de 2014, o IX Congresso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina honrou seu histórico e deu continuidade à crescente qualidade da linha de eventos. Totalmente gratuito, inovou, mais uma vez, seu porte e seus padrões de qualidade, garantindo aos estudantes e profissionais de Direito de Santa Catarina e Região Sul do Brasil a experiência acadêmica única de participar de um dos maiores encontros jurídicos do país, em um mega-evento que possibilitou conhecer alguns dos mais ilustres juristas nacionais e presenciar ao vivo suas mais notórias lições e ensinamentos.

A décima edição bateu recorde em todos os aspectos do evento: mais de 3.500 inscritos, mais de 100 trabalhos apresentados na mostra de pesquisa e mais de 2.500 certificados emitidos. O X Congresso continuou com a tradição de trazer renomados juristas para palestrar e difundir conhecimento como Miguel Reale Jr., Francisco Rezek, Eduardo Talamini, Nelson Rosenvald, Fredie Didier Jr e Cezar Bittencourt.

A décima primeira edição do Congresso Direito UFSC consagrou o evento como o maior congresso gratuito de direito do Brasil, reunindo mais de 3700 inscritos de todo o País. Na última mostra de pesquisa, foram mais de 70 trabalhos apresentados por graduandos e pós-graduandos de Roraima ao Rio Grande do Sul. Foram palestrantes do décimo primeiro congresso célebres nomes como Teresa Wambier, Carlos Roberto Gonçalves, Araken de Assis, Aury Lopes Jr, e Pierpaolo Bottini.